O que fazer em caso de afogamento

Neste mês de janeiro o Programa Eletricidade e Segurança abordará temas concernentes a férias. Nesta edição, o assunto tratado será afogamento.

O afogamento é caracterizado por uma dificuldade de respiração devido à aspiração de líquido por imersão ou submersão, podendo levar a óbito.

Os sinais de afogamento incluem espuma na boca e nariz, tosse, dentre outros. Como consequências, em geral as vítimas relatam dor torácica, cefaléia, náuseas, cansaço, mal-estar (sintomas geralmente decorrentes do esforço em tentar se salvar ou se recuperar do salvamento).

Se você for uma vítima de afogamento, a orientação é de manter a calma, procurar não se agitar, tentar flutuar e usar a correnteza ao seu favor, para que seja visto e possa ser salvo. Se possível, procure alcançar um banco de areia ou outro local fixo para se apoiar. Ao nadar, não tente alcançar a terra perpendicularmente, mas sim na diagonal, sempre a favor da correnteza.

Se você estiver na água, para identificar um afogamento é necessário ter bastante atenção, porque em geral o afogamento é silencioso, ou seja, a vítima há poucos instantes estava nadando ou brincando, quando de repente some ou submerge, sem muito alarde; se a vítima se debate muito, sobe e desce, grita, é sinal que ainda não está se afogando, mas já está “em apuros”.

Neste caso, antes de ajudar, primeiro verifique as condições locais e resguarde sua própria segurança, para não se tornar mais uma vítima. Em seguida, peça ajuda. A seguir, ofereça flutuação à vítima, evitando imergir. Então, remova-a da água e ofereça os primeiros socorros em terra.

É importante ressaltar que a quase totalidade dos afogamentos pode ser evitada. Atenção especial com crianças, desconhecimento das características do local e possível indisposição ou imperícia para nadar.

Todas as segundas você irá conferir um programa especial sobre eletricidade e segurança. Inscreva-se no canal para receber notificações.

Acesse meu site http://patricialins.org e confira os cursos e treinamentos disponíveis.

Siga-me nas redes sociais:

Instagram @engpatricialins

Facebook http://www.facebook.com/engpatricialins

Youtube http://www.youtube.com/c/patricialinsdepaula

Twitter @patricialinseng

Site http://patricialins.org

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s