A nova Norma ABNT NBR 5419

A Série de Normas IEC 62305 – Protection Against Lightning, sobre proteção contra descargas atmosféricas, contém as seguintes partes:

Part 1 – General Principles (Princípios Gerais)
Part 2 – Risk Management (Gerenciamento de Risco)
Part 3 – Physical Damage to Structures and Life Hazard (Danos Físicos a Estruturas e Perigos à Vida)
Part 4 – Electrical and Electronic Systems Within Structures (Sistemas Elétricos e Eletrônicos Internos à Estrutura)

Esta norma internacional serviu de base para a mais nova revisão da Norma ABNT NBR 5419, a qual está sob consulta pública.

A Parte 1 da Série ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para a determinação de proteção contra descargas atmosféricas e fornece subsídios para a sua aplicação em projetos de proteção contra descargas atmosféricas.

A Parte 2 da Série ABNT NBR 5419 estabelece os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra. Esta Parte 2 da Série ABNT NBR 5419 tem o propósito de fornecer um procedimento para a avaliação de tais riscos. Uma vez que um limite superior tolerável para o risco foi escolhido, este procedimento permite a escolha das medidas de proteção apropriadas a serem adotadas para reduzir o risco ao limite ou abaixo do limite tolerável.

A Parte 3 da Série ABNT NBR 5419 provê os requisitos para proteção de uma estrutura contra danos físicos por meio de um SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e para proteção de seres vivos contra lesões causadas pelas tensões de toque e passo nas vizinhanças de um SPDA. Esta Parte 3 da Série ABNT NBR 5419 é aplicável a:
• Projeto, instalação, inspeção e manutenção de um SPDA para estruturas sem limitação de altura;
• Estabelecimento de medidas para proteção contra lesões a seres vivos causadas pelas tensões de passo e toque provenientes das descargas atmosféricas.

A Parte 4 da Série ABNT NBR 5419 fornece informações para o projeto, instalação, inspeção, manutenção e ensaio de sistemas de proteção elétricos e eletrônicos (Medidas de Proteção contra Surtos) para reduzir o risco de danos permanentes internos à estrutura devido aos impulsos eletromagnéticos de descargas atmosféricas (LEMP). Esta Parte 4 da Série ABNT NBR 5419 não cobre a proteção total contra interferências eletromagnéticas devido às descargas atmosféricas, que podem causar mau funcionamento de sistemas internos. Entretanto, as informações relacionadas no Anexo A podem reduzir, de forma satisfatória, os danos aos equipamentos e também ser utilizadas para avaliar tais perturbações. Medidas de proteção contra interferências eletromagnéticas estão relacionadas também na ABNT NBR 5410 e na Série IEC 61000 – Electromagnetic compatibility (EMC).

O mau funcionamento dos sistemas eletroeletrônicos não é coberto pela Série ABNT NBR 5419. Para tanto, é recomendada a consulta à Norma IEC 61000-4-5 – Electromagnetic compatibility (EMC) – Part 4-5: Testing and measurement techniques – Surge immunity test.

Informações divulgadas pelo Eng. Roberval Bulgarelli.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s