Compatibilidade Eletromagnética: Uma blindagem eficiente e Considerações Gerais

2.11. Uma blindagem eficiente

Uma das opções mais utilizadas para uma blindagem eficiente é a aplicação de uma grade metálica interconectada abaixo do piso elevado (ideal para salas de controle e monitoramento, por exemplo); entretanto, esta configuração não produz boa atenuação da interferência para frequências altas.
É comum também utilizar um “gasket”, que é um material condutivo entre chapas para preservar a condutividade e minimizar a interferência eletromagnética devido a aberturas. Pode também ser utilizada uma espécie de mola chamada “finger stock”.
Os requisitos de segurança para equipamentos eletrônicos sensíveis devem adotar medidas de proteção contra:
• Tempest (captura de ondas eletromagnéticas para decodificar sinais);
• IEMI (emissão de interferência eletromagnética intencional para confundir os agentes de captura de ondas eletromagnéticas).
Para esta aplicação pode ser utilizada a blindagem das salas com tecido metalizado (paredes, teto) ou rede intrincada de cordoalha metálica.

2.12. Considerações gerais

Todas as técnicas de controle contra interferência eletromagnética estão relacionadas ao aterramento: filtragem, isolação, blindagem, controle de impedância.
O dispositivo protetor contra surtos funciona desviando a corrente advinda de descargas atmosféricas para o aterramento, entretanto, há o fenômeno das sobretensões, devido à reatância indutiva do cabo e a impedância da malha de aterramento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s