Teste em bateria VRLA

bateria unipower

Foto dos elementos internos de uma bateria VRLA, do fabricante UNIPOWER

As baterias VRLA – baterias chumbo-ácidas estacionárias, reguladas a válvula selada, são muito conhecidas pela sua aplicação como baterias automotivas e pela característica de possuírem pouca necessidade de manutenção, sem necessidade de reposição de água ou eletrólito.

Uma característica importante deste tipo de baterias é que a temperatura de operação influencia diretamente na vida útil das mesmas, assim como a frequência e a intensidade (profundidade) das descargas. No item 4.2 do Manual do fabricante Freedom no link [http://www.solenerg.com.br/files/ManualTecnicoFreedom.pdf], podemos verificar a curva Ciclos Vs. Profundidade da Descarga, e constatar que para uma profundidade de Descarga de 10%, a Expectativa de Vida é de 2500 Ciclos (Descarga-Recarga); já para uma Profundidade de Descarga de 70%, o número de Ciclos cai para menos de 250. Isso significa que a bateria já não preserva sua “memória magnética” inicial, e portanto, não armazena mais a mesma quantidade de carga que ela armazenava inicialmente. Existem outros testes não-invasivos que se pode fazer em baterias para avaliar as suas condições, como tensão de flutuação entre placas, correntes de fuga, densidade do eletrólito, dentre outros.

Em outras palavras, as baterias foram projetadas para servirem como fonte de energia confiável para curtos intervalos de tempo, com uma capacidade  de descarga limitada, superficial, embora seja possível fazer uso de picos de descargas, contanto que sejam muito raros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s