Sem carteira de habilitação, devo dirigir?

Há poucos minutos, assistindo ao noticiário na televisão, um sentimento de tristeza e pesar tomou conta de mim. Um jovem cantor, de 28 anos, morreu vítima de um choque elétrico ao tocar uma estrutura metálica energizada no palco onde cantava, tentando corrigir algum problema no som. E aí, mais uma vez me pergunto: quantas pessoas ainda precisarão morrer desta forma para que nós adquiramos em definitivo uma postura consciente e pró-segurança?

A NBR 5410 preconiza que todas as estruturas metálicas, sejam temporárias ou não, devem ser aterradas. E o aterramento é uma das proteções passivas mais eficientes e importantes contra o choque elétrico. Certamente, se a estrutura metálica que o jovem tocou estivesse devidamente aterrada ele não teria ido a óbito. Poderia até ter levado o choque, mas certamente a intensidade da corrente elétrica que passaria no seu corpo não seria suficiente para causar-lhe uma parada cárdio-pulmonar.

E então eu me pergunto: tenho um carro e não posso dirigir, pois ainda estou tomando aulas de direção. Mesmo com o LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) não posso pegar no meu carro. Só posso fazê-lo com a licença provisória emitida um ano antes da CNH (Carteira Nacional da Habilitação), após ser aprovada em vários testes: exame médico, exame psicológico, teste teórico e teste prático. E sem CREA, será que alguém pode montar uma instalação elétrica? E sem projeto, pode também? E sem os EPI’s adequados, pode? Sem ferramentas isoladas? Sem desenergizar os circuitos? Sem sequer saber o que é NR 10?

E por que permitimos isso? É pelo preço, pela pressa? E pela vida, que medidas estamos tomando? Que medidas o Conselho que rege nossa profissão toma em prol da sociedade e em prol de todos os profissionais que representa?

A eletricidade é um fenômeno físico muito mais complexo do que se possa imaginar. Não se limita ao conhecimento de uma fonte de energia, uma carga e um cabo que conecta os dois. Eu estudo eletricidade há 7 anos (nível técnico, superior, pós-graduação) e trabalho também há 7 anos (área de projetos, obras, manutenção) e confesso que não sei nada ainda deste assunto. Redobro minha atenção em cada atividade sob minha responsabilidade, reviso, faço em conjunto com outros colegas que também (re)revisam meus trabalhos, e estudo sempre. E quanto mais estudo, mais tenho cuidado, pois sei da minha responsabilidade. Será que o autor do descuido com a energização da estrutura metálica também sabe da sua responsabilidade?

Sem carteira de habilitação, devo dirigir?

Um comentário sobre “Sem carteira de habilitação, devo dirigir?

  1. Eu e meus amigos Eletricistas que trabalham comigo fazem a mesma pergunta…até quando …teremos noticias tragicas destas…sem podermos fazer nada…
    Adquirimos conhecimento, divulgamos, alertamos, mas ainda assim a população não ve perigo na eletricidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s