Dia do Engenheiro Eletricista: motivo de comemoração ou de redobrar os trabalhos?

Hoje, 23/11/2011, é Dia do Engenheiro Eletricista. E para nós, é motivo de comemoração ou de redobrar os trabalhos, pois os desafios aumentaram?

Coincidência ou não, recebi hoje a revista do IEEE Spectrum cuja matéria de capa trata da coalizão dos EUA no Afeganistão e a tentativa de reconstrução das redes de distribuição elétrica, de forma a reestabelecer os serviços básicos à população. Mas há a repetição de muitos erros, muitos dos mesmos cometidos contra o Iraque. O que se passa?

O grande problema é que os investimentos em infra-estrutura e logística não são adequados para a realidade deste país. Investe-se em centenas de milhões de dólares, mas os esforços não são eficazes. O fato é que se contratam profissionais distantes desta realidade, e é triste reconhecer que estes esforços e investimentos só irão durar enquanto durar a permanência dos EUA no Afeganistão.

E onde estão os profissionais ideais para resolver o problema? Longe dos investimentos que existem, mas contrastam com a improvisação e falta de estrutura. No Afeganistão, como pode ser lido na matéria, se é carente de tudo: estrutura de suporte, apoio, pessoal qualificado…é uma zona de guerra, e portanto, não há de se esperar muito.

A cada dia temos mais notícias relacionadas a acidentes envolvendo eletricidade, dentro de nossas próprias casas. E que esforço temos feito para evitá-los? Temos repartido nosso conhecimento?

E o Mercado de Trabalho? Os empregos na área de Energia têm se multiplicado diariamente, e cada vez mais surgem novas oportunidades de trabalho. Mas por que os salários continuam pouco atrativos, e por que o próprio mercado reclama que não encontra profissionais? Falta paixão. Identificação plena com a profissão e seus desafios inerentes, resiliência às dificuldades.

Voltando à questão inicial, a data de hoje merece ser comemorada; e aqui deixo meus parabéns a todos os Engenheiros Eletricistas apaixonados pela sua profissão, motivados por aquilo que não conseguem ver, mas entendem como ninguém: os fenômenos eletromagnéticos naturais, a geração e distribuição de energia elétrica com um fim útil para toda a Sociedade, as telecomunicações que encurtam as distâncias…

E deixo também um convite para fazermos a cada dia o melhor que pudermos em nossos trabalhos; que não nos limitemos apenas a dar o estritamente contratado, mas que nosso trabalho renda frutos em escalas cada vez maiores: pela confiabilidade, segurança e eficiência de nossas instalações elétricas.

Parabéns a todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s