Considerações gerais sobre aterramento em áreas industriais

Razões para efetuar o aterramento:

  • Proteção a pessoas contra o choque elétrico;
  • Proteção a equipamentos contra correntes excessivas durante faltas;
  • Prover um ponto de referência com potencial nulo para a instalação elétrica.

Obs.: O choque elétrico se dá quando há contato humano entre dois pontos com potenciais diferentes, e ainda quando esta ddp (diferença de potencial) é superior a um valor mínimo. A partir de 1 mA já é possível sentir os efeitos da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano.

Em plantas industriais, normalmente há a predominância de estruturas metálicas (e suas ligas): equipamentos de processo, tubulações, suportes, bases de equipamentos. Uma vez que estas estruturas apresentem continuidade, é comum (e imprescindível) aterrá-las. Já em painéis elétricos, barras de equipotencialização de potencial, geralmente de cobre, são normalmente projetadas para prover a conexão de todas as partes metálicas não condutivas e auxiliar o aterramento temporário. Enfim, seja qual for o meio, um aterramento eficaz é sempre aquele que apresenta um baixo valor de impedância para a passagem de corrente elétrica, além de continuidade.

É prática comum aterrar o sistema de alta tensão através de alta impedância, usualmente através de um banco de resistências, e assim o valor da corrente de falta é então limitado entre 20 A e 200 A. Se o nível da tensão de linha (configuração estrela) da instalação ultrapassar aproximadamente 15 kV, então um trafo de aterramento deve ser utilizado, em cujo enrolamento secundário de baixa tensão a impedância de aterramento deve ser conectada.

A limitação e redução da magnitude da corrente reduz as forças mecânicas nos enrolamentos em um fator quadrático, reduzindo consideravelmente também a severidade do risco de arcos elétricos e incêndios nos enrolamentos das máquinas elétricas.

Fonte: Handbook of Electrical Engineering, de Alan L. Sheldrake

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s