Efeito termiônico, efeito termoelétrico (Seebeck) e garota de 15 anos que inventou uma lanterna acionada pelo calor do corpo

15242917
 
Efeito termiônico x Efeito termoelétrico (Seebeck) e a garota de 15 anos que criou uma lanterna acionada pelo calor do corpoO efeito termiônico caracteriza-se pelo fluxo de elétrons que surge quando a temperatura de um material condutor é elevada (esse fenômeno é ocasionado pelo fato do calor representar um fornecimento de energia térmica capaz de excitar os elétrons da camada de valência do material condutor, deixando-os livres para formar um fluxo ordenado, ou seja, uma corrente elétrica; neste caso a fonte de excitação superou a força de atração dos elétrons ao núcleo).

Já o efeito termoelétrico compreende a conversão de diferença de temperatura na geração de uma tensão elétrica. O efeito Seebeck ocorre dada a característica de que dois condutores metálicos, os quais encontram-se com um gradiente térmico, quando acoplados (termopar), os elétrons de um metal tendem a migrar de um condutor para outro, gerando uma ddp como numa pilha. Ou seja, uma conversão direta de energia térmica em energia elétrica.

Para conseguir acionar uma lanterna, a garota de 15 anos da foto utilizou os conhecimentos para reproduzir este efeito. De um lado, a pastilha na lanterna recebe uma temperatura mais alta, pelo calor do corpo, de outro, troca calor com o ar, com uma temperatura mais baixa. Um gradiente de poucos graus é suficiente para gerar uma ddp capaz de acionar as lâmpadas LED da lanterna.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s