COMOS® – FERRAMENTA CAE/EDM: SOLUÇÃO TECNOLÓGICA PARA AUTOMAÇÃO DE PROJETOS INDUSTRIAIS

As ferramentas CAE/EDM representam a nova geração de elaboração de projetos de Engenharia, nas mais diversas disciplinas, baseadas na criação de objetos com diversos atributos particulares, compondo um banco de dados único e integrado, ao qual diversas aplicações fazem referência. A adoção de uma solução tecnológica baseada neste tipo de ferramentas visa reduzir o tempo na elaboração de projetos industriais, garantindo maior produtividade, confiabilidade e segurança na elaboração da documentação técnica.

O COMOS®, cuja logomarca segue apresentada na figura 1, é uma solução tecnológica desenvolvida na Alemanha pela INNOTEC/SIEMENS, classificada como uma ferramenta CAE / EDM, altamente customizável, uma vez que permite a customização de acordo com as necessidades do cliente.

 Image

 

O COMOS® é uma solução tecnológica que compreende um conjunto de módulos de aplicações computacionais (softwares), relacionados ao gerenciamento do ciclo de vida de uma planta industrial (operação, engenharia, manutenção, documentação técnica), cujas informações são processadas através da manipulação de dados em servidores que armazenam bancos de dados integrados, conforme a topologia ilustrada na figura 2.

 

Image

Figura 2 – Topologia dos bancos de dados onde são criados os objetos modelados no COMOS® [1].

 

   As ferramentas CAE/EDM representam a nova geração de elaboração de projetos de Engenharia, nas mais diversas disciplinas (civil, elétrica, mecânica, instrumentação, processo), baseadas na criação de objetos com diversos atributos particulares, compondo um banco de dados único e integrado ao qual diversas aplicações fazem referência.

 

A adoção de uma solução tecnológica baseada neste tipo de ferramentas visa reduzir o tempo na elaboração de projetos industriais, garantindo maior produtividade, confiabilidade e segurança na elaboração da documentação técnica, a partir da adoção de uma solução compatível com as necessidades da empresa.

 

O COMOS® foi preparado para permitir ao usuário elaborar diagramas lógicos, tais como: fluxogramas de processo e engenharia; diagramas elétricos unifilares, multifilares e funcionais; diagramas de interligação de instrumentação e de elétrica; folhas de dados de equipamentos; listas de cargas e de equipamentos; diagramas de blocos; diagramas lógicos, dentre outras funcionalidades essenciais à área de projetos industriais; por isso foi escolhido como melhor solução (melhor custo-benefício, maior flexibilidade para customização, mais modular entre as soluções concorrentes) [2].

 

A elaboração dos diagramas de forma automática e a customização dos objetos de acordo com as necessidades da empresa só é possível devido à existência de um banco de dados único, mas subdividido em instâncias com funções bem determinadas, proporcionando existir um projeto integrado e confiável.

 

Na topologia representada na Figura 2 podem ser identificadas quatro instâncias deste banco de dados, com funções bem específicas [1-2]:

 

·         Produção – onde ocorrem as modificações nas camadas de projeto de execução;

·         Homologação – onde são aprovadas as customizações feitas no banco de dados que irá para a produção;

·         Parametrização – onde são efetuadas as customizações no banco de dados que irá para homologação;

·         Testes – instância paralela, cópia atualizada do banco de dados de produção, onde são testados possíveis problemas de funcionalidades em produção (chamados de bugfix) ou verificadas necessidades de melhoria nos projetos em produção.

 

O COMOS® utiliza a linguagem de programação VBScript, orientada a objetos, e sua principal diferença para as ferramentas CAD (Computer-Aided Design – Projeto Auxiliado por Computador) é que cada objeto modelado integra um conjunto de características (atributos) que são gravadas nas camadas do projeto criadas. No CAD, a associatividade manual não faz a atualização do dado que no mais das vezes está relacionado em outras aplicações, até que o operador dê instruções de como fazer [3-5].

 

Dentre os módulos que processam aplicações nos bancos de dados anteriormente citados, tem-se: Gerenciamento da Documentação Técnica (PQM), Engenharia de Processo (P&ID), Engenharia Elétrica, Instrumentação e Controle (E&IC), dentre outros. Os módulos do COMOS® são sintetizados na figura 3 [1-2].

 

Image

 

        Figura 3 – Módulos do COMOS®.

 

 

Atualmente, diversas empresas de grande porte ao redor do mundo utilizam o COMOS®, conforme pode ser verificado na figura 4 [1], o que é um indicador muito seguro para a confiabilidade da ferramenta das empresas.

 

Image

Figura 4 – Empresas ao redor do mundo que adquiriram o COMOS®.

Mais informações no site http://www.automation.siemens.com/mcms/plant-engineering-software/en/Pages/Default.aspx

Um comentário sobre “COMOS® – FERRAMENTA CAE/EDM: SOLUÇÃO TECNOLÓGICA PARA AUTOMAÇÃO DE PROJETOS INDUSTRIAIS

  1. Pingback: Apresentação de trabalho técnico em congresso da Petrobras | Patrícia Lins

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s