Aplicação de smartgrids para telemedição

Smartgrids ou redes inteligentes compreendem um novo conceito de integração de sistemas e equipamentos que envolve a geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica. A interconexão e interoperabilidade de dispositivos e equipamentos inteligentes, numa rede, visa dar mais controle, disponibilidade a informações em tempo real, automatizando um serviço crítico e cada vez demandado pela sociedade. Há diversas vantagens e aplicações imediatas para as redes inteligentes, e uma delas será tratada neste post: telemedição.

As concessionárias de distribuição de energia elétrica têm na medição um serviço fundamental: através da medição do consumo, é feita a tarifação da energia e cobra-se pelo serviço. E a telemedição propicia a otimização de recursos e de tempo, uma vez que recebendo os dados de medição de forma concentrada, sem necessariamente precisar visitar cada cliente, é possível reduzir custos operacionais, ter mais agilidade no serviço e precisão nos dados coletados (evita a falha humana).

Na aplicação de smartgrids para telemedição há ainda um passo maior de ganho: a conexão de medidores eletrônicos em rede possibilita à concessionária investigar falhas em medidores em tempo real, checar medições, efetuar comandos a distância (cortes, religações) e investigar melhor perdas comerciais, com os gatos de energia.

A resolução ANEEL 502/12 regulamenta sistemas de medição de energia elétrica de unidades consumidoras do grupo B.

De acordo com esta resolução, os medidores inteligentes para clientes residenciais, em BT, devem oferecer também ao consumidor a informação de consumo e modalidade tarifária, e no futuro, a medição de várias grandezas elétricas, como fator de potência, potência instantânea, tensão, corrente, THD.

Ainda não existe uma definição clara, mas a Resolução também cita que para evitar ataques cibernéticos à rede, é necessário prever soluções de segurança da informação, como a adoção de algum esquema criptográfico para as comunicações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s