Menina de 12 anos sofre choque elétrico e morre ao ajudar irmã

Notícia: Menina de 12 anos morre eletrocutada ao ajudar a irmã em São Vicente, SP. Link: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/07/menina-de-12-anos-morre-eletrocutada-em-sao-vicente-sp.html

Uma notícia triste e que infelizmente poderia ter sido evitada. Uma menina de 12 anos em São Vicente, SP, ao caminhar pelo bairro para ir comprar doces com sua irmã de 15 anos, sofreu um choque elétrico.

Enquanto caminhavam, as meninas passaram por uma rua alagada (e que costuma alagar, segundo moradores) e em frente a uma casa havia um condutor elétrico sem isolação, ainda energizado, instalado subterraneamente e aflorando no solo, de cujo circuito ainda não havia sido seccionado. A irmã de 15 anos tropeçou e caiu próxima à poça d’água e para ajudar sua irmã levantar, a menina de 12 anos puxou sua irmã pelo braço.

A corrente elétrica do condutor sem isolação encontrou um meio de baixa impedância para passar, através da poça d’água até alcançar os corpos das irmãs.

Ao ser interrogado, o dono da casa informou que o condutor pertencia a um circuito de iluminação instalado no Natal, e que o pedreiro chamado para fazer a instalação/desinstalação havia garantido que tudo tinha sido desenergizado.

Perguntas:

1-O sistema de drenagem de água pluvial das ruas precisa ser eficiente, a Prefeitura precisa cuidar disso. O que falhou?

2-Um pedreiro não é profissional capacitado para fazer instalações elétricas.  Por que não contratar um profissional autorizado para este tipo de atividade?

3-Por que medidas simples de salvamento não são ensinadas na escola, no ensino básico? Como por exemplo instruir as crianças e adolescentes que ao perceber os sinais de que alguém pode estar levando um choque elétrico, nunca tocar essa pessoa, mas utilizar um bastão ou objeto isolante para afastá-la da fonte de perigo, como plástico ou madeira. Por que não educamos nossas crianças?

Precisamos cuidar sempre, ter atenção plena e vigiar constantemente. Eletricidade mata, e tem deixado cada vez mais vítimas.

Um comentário sobre “Menina de 12 anos sofre choque elétrico e morre ao ajudar irmã

  1. Olá Patrícia Lins!

    Vou divulgar essa notícia no Diálogo Diário de Segurança da empresa em que trabalho.

    É sempre bom provocar tais reflexões no ambiente de trabalho, principalmente se ele estiver diretamente relacionado com os perigos da eletricidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s