Raio Médio Geométrico (RMG) de linhas de transmissão

Um condutor composto é aquele que é formado de diversos fios ou cabos múltiplos, dividindo a corrente de um mesmo circuito.

 O RMG (Raio Médio Geométrico) de um condutor composto é a média geométrica das distâncias entre os fios ou cabos múltiplos deste condutor. Mas qual seu significado físico?

A distância entre os fios ou cabos é inversamente proporcional à indutância mútua (quanto mais próximos os cabos, maior a indutância), assim, num cabo múltiplo, como as distâncias entre os fios ou cabos são pequenas, a indutância mútua entre os cabos precisa ser considerada e uma boa forma para se fazer isso é através de uma média geométrica, que é mais precisa que uma média aritmética, por exemplo. Para esta média geométrica, deve ser encontrado um “raio médio” que represente as influências de indutância própria dos fios ou cabos do condutor composto e também das indutâncias mútuas.

Assim, o significado físico do raio médio geométrico é um “raio médio” do que seria a seção do condutor composto, considerando todas as influências de indutância entre os fios ou cabos que o compõe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s