TESTES DE TEMPERATURA PARA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS ELETRÔNICOS, DIGITAIS OU DE AUTOMAÇÃO

Atualmente, a eletrônica e automação são cada vez mais presentes em projetos de Sistemas Elétricos de Potência. São inversores de frequência, UPSs (Uninterruptible Power Suplies), relés digitais de proteção (IEDs), carregadores de bateria, switches e roteadores para redes de automação de subestações.

Estes equipamentos, tal qual é natural para dispositivos eletrônicos, possuem limitações de temperatura de operação. Ultrapassar estes limites pode implicar na redução de vida útil dos equipamentos e falhas prematuras, principalmente na isolação dos dispositivos eletrônicos.

Ambientes como interior de painéis tipo CDCs (Centros de Distribuição de Carga) e CCMs (Centros de Controle de Motores) e interior de subestações não climatizadas podem propiciar esta elevação de temperatura acima do nominal suportado pelos equipamentos eletrônicos.

De forma a evitar este tipo de problema, estes equipamentos devem ser especificados com base na realização de ensaios normalizados, para uma faixa de temperatura na faixa de – 40 ºC a + 85 ºC.

A especificação técnica deste tipo de equipamentos deve requerer o atendimento de alguns requisitos de testes de tipo, com relação à temperatura e requisitos ambientais, tais como: Ensaio de aquecimento a seco, Ensaio de baixa temperatura, Ensaio de umidade relativa do ar, Ensaio dielétrico, Ensaio de resistência de isolação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s