Aterramento de dispositivos de instrumentação e controle em 24 Vcc

Em instalações elétricas de controle, na tensão 24 Vcc, é necessária a instalação do condutor de proteção, sendo que a tensão, por ser extremamente baixa, não oferece risco de choque elétrico a pessoas?

Pela ABNT NBR 5410:2004, para este nível de tensão (extra baixa tensão), há a menção do enquadramento como SELV – Separated Extra-Low Voltage, sistema de extra baixa tensão que é eletricamente separado da terra de outros sistemas e de tal modo que a ocorrência de uma única falta não resulta em risco de choque elétrico. Também por esta razão os próprios fabricantes de PLC recomendam que suas fontes de alimentação em 24 Vcc sejam mantidas isoladas. Um outro motivo é que a depender das condições da malha de aterramento à qual o condutor de proteção fosse conectado, poderiam ser gerados potenciais do negativo para terra, podendo também ocasionar falha nos equipamentos de instrumentação.

A extra baixa tensão por si só já é uma proteção contra choque elétrico. Em áreas prediais ou residenciais, a IEC recomenda que haja uma barreira física ou dupla isolação dos cabos, porque ela admite que há pessoas que desconhecem o risco elétrico nas proximidades. Mas na área industrial, necessariamente isso não se aplica, pois o condutor certamente será encaminhado passante pelo interior de um conduto.

Veja o que diz um fabricante sobre a instalação elétrica de suas fontes de 24 Vcc para PLCs:

“Do not ground the secondary side of the field power supply connected to the digital modules”.

Field Device Connection_TI32S01J10-01E_014_PG100

2 comentários sobre “Aterramento de dispositivos de instrumentação e controle em 24 Vcc

  1. Este tópico é muito interessante, pois ainda se gera algumas dúvidas sobre este tipo de instalação, principalmente na área industrial (devido a algumas diretrizes que o cliente quer que siga).
    Muito bom, foi bastante esclarecedor.
    Igor Capelo

    • Quero aproveitar para agradecer ao Igor Capelo, graças a um questionamento que o mesmo fez de uma situação prática, houve a oportunidade de discutir este problema. Coincidência ou não, dias depois passei pela mesma situação na Refinaria onde trabalho, e o fabricante (Yokogawa) tem recomendações expressas de isolar a fonte do seu PLC para maior confiabilidade do equipamento (o que é devidamente resguardado pela norma).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s