Circuitos de comando e proteção

Circuitos de comando e proteção

Tem a função de comandar, ativar o circuito de alimentação de força principal, estabelecendo uma sequência de operação das cargas. Um dos dispositivos elétricos mais importantes num circuito de comando é o contator, que consiste num acionamento de contatos elétricos comandado pela energização de uma bobina; são projetados para trabalhar com altos níveis de corrente, baixa velocidade (frequência) de comutação e tensão imposta. Seu princípio de funcionamento é muito simples: sua bobina quando energizada, gera um campo magnético que atrai o elemento móvel do acionamento por meio dos contatos móveis, o que provoca a atuação no circuito.

O contator pode ser associado em série a um contato normal fechado (NF) de um dispositivo de proteção térmica como o relé térmico, que ao atuar, abre o contato NF e desenergiza o circuito.

Os contatores são classificados de acordo com categorias de emprego em diversas aplicações, de acordo com a norma internacional IEC 60947-1. A observação da categoria de emprego na especificação de um contator é importantíssima, pois, por exemplo:

A categoria AC-3 define o uso de contatores para motores com rotor gaiola, com partida com desligamento em regime nominal; já a categoria AC-14 define o uso de contatores para cargas eletromagnéticas com potência inferior a 72 VA, como bobinas de contatores. Uma inversão na aplicação destas categorias, simplesmente impede a atuação do circuito de força.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s