Os 10 mandamentos de um bom projeto elétrico
Por Patrícia Lins
1. Não confiarás cegamente na última revisão disponível do documento que consultar no Arquivo Técnico.
2. Farás, antes de iniciar qualquer detalhamento, uma visita criteriosa em campo, a fim de levantar as dificuldades do projeto e conhecer melhor a área onde irás trabalhar.
3. Seguirás, utilizando teu bom senso e técnica, todas as normas e legislações aplicáveis ao teu projeto, internas, nacionais e até internacionais.
4. Aplicarás as lições aprendidas daqueles que já detalharam projetos semelhantes aos teus, nos teus projetos.
5. Submeterás teu projeto para verificação de um profissional de tua área, preferencialmente, com mais experiência e descorrelacionado do projeto que estiveres trabalhando, antes da entrega final.
6. Não inventarás equações, fórmulas e outros métodos de cálculo que não já tenham sido testados e comprovada a eficácia.
7. Perguntarás, diante de qualquer dúvida que surgir.
8. Pensarás, durante o detalhamento, tanto na equipe de construção e montagem que irá executar teu projeto, como também nas equipes de operação e manutenção, que irão manobrá-lo num futuro próximo.
9. Detalharás teu projeto com base nas boas práticas de Engenharia e condições do presente, mas projetarás também de forma que esteja compatível para ampliações, em conformidade com o “horizonte do projeto”.
10. Farás sempre o teu melhor, confiante na tua competência, humilde para reconhecer quando errar e pró-ativo para gerar soluções eficazes.