ANEEL aprova sistema de cobrança que pode baratear a conta de luz: SERÁ?

A ANEEL vem atender aos apelos das Concessionárias, em querer, paulatinamente, passar a tarifar os consumidores residenciais como os consumidores industriais, que pagam tarifas diferenciadas para o consumo de energia elétrica na ponta e fora de ponta, pelo consumo de energia reativa, que são penalizados (financeiramente) pelo baixo fator de potência e pela ultrapassagem da demanda contratada.

Com o advento dos medidores eletrônicos, que nada mais são que analisadores de grandeza miniaturizados, com controlador de demanda integrado, esta idéia não está muito distante da realidade. Embora seu emprego seja tecnicamente muito interessante, por representar uma medida a favor da eficiência energética, é preciso que os consumidores sejam instruídos das mudanças e adaptem-se a um novo perfil de consumo.

O fato é que se os clientes industriais contam com uma infraestrutura peculiar que promove a flexibilidade no consumo, com a alteração no horário de partida/descarte de grandes cargas, corrigindo seu baixo fator de potência com bancos de capacitores controlados automaticamente e utilizando grupos moto-geradores para o fornecimento de energia elétrica às suas cargas, ao invés de consumir diretamente da concessionária no horário de ponta, os clientes residenciais não a possuem desta forma.

Mas aí, pergunto: o consumidor residencial tem esta mesma flexibilidade? Temos como não tomar banho quente após chegarmos do trabalho (entre 19 e 22h)? A questão, senhores, é muito mais complexa do que se pode imaginar…

Como Engenheira Eletricista, sinto-me assaz feliz com os avanços tecnológicos da minha área, ainda mais quando eles visam promover além da eficiência energética, a qualidade de vida e conforto das pessoas, mas confesso estar preocupada com o excesso de otimismo ao redor desta questão. É necessário avaliá-la com cautela e informar os consumidores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s