Panorama energético e as smartgrids

A demanda energética na América Latina cresce junto com necessidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias pró-sustentabilidade; com isso, atualmente, não é incomum ver Indústrias petroquímicas e de outros segmentos especialistas diversificando seu nicho.

Segundo a Agência de Energia Internacional (IEA – International Energy Agency), até 2007, mais da metade da produção energética da América Latina consistia em combustíveis fósseis, conforme ilustrado na figura 1. Ainda até 2007, foram produzidos cerca de 700 Mtoe (Megatonelada de óleo equivalente; 1 Mtoe = 11.630 GWh).

Fig.1Produção de energia na América Latina até 2007. Fonte www.iea.org.

Ainda segundo a IEA, com relação à geração de energia elétrica por combustível, em mais de 2/3 da matriz são utilizadas hidrelétricas, conforme ilustrado na figura 2.

Neste panorama, além de diversificar as fontes de energia, tornando cada vez mais usuais as alternativas limpas, como eólica, maremotriz, solar, biomassa, dentre  outras, é igualmente importante integrar cada vez mais as malhas energéticas, provendo universalização do acesso à energia, desenvolvimento tecnológico nos países latino-americanos e otimização de processos.

Fig.2 Geração de eletricidade por combustível na América Latina até 2007. Fonte www.iea.org.

Quando esta integração é discutida em termos da construção de malhas de energia elétrica, dá-se o nome de smartgrids ou redes inteligentes.

A concepção deste tipo de redes envolve tanto a diversificação da matriz energética, incluindo fontes renováveis, como também a adoção de novas tecnologias para reduzir perdas com a transmissão (uso de supercondutividade em níveis de temperatura mais próximos da temperatura ambiente, e.g.) e tornar mais flexível e confiável a arquitetura do sistema elétrico.

 Vantagens do uso de smartgrids

 Uma rede isolada possui o grande inconveniente de não dispor de informações atualizadas em tempo real, para efeitos de monitoramento e controle, como também de não se intercomunicar com processos correlacionados, inviabilizando o tratamento de dados e interpretação de resultados de uma forma global.

Isto significa que quanto mais interconectada uma rede, maior a disponibilidade de informações e recursos, e melhor o detalhamento de dados para monitoramento e controle. Contudo, com a interconectividade de redes vem a necessidade de tomar ações bem definidas de segurança e tolerância a falhas, de forma a preservar os requisitos de confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados.

Os benefícios de redes integradas vão desde a formação do preço da energia elétrica mais estável e incentivada, para o consumidor, até o incentivo para a indústria desenvolver e produzir eletrodomésticos cada vez mais eficientes e automatizados, aquecendo o mercado.

 Perspectivas futuras

O planejamento e controle hoje existentes para os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia ainda são incipientes quanto à rapidez e flexibilidade, o que denota maior propensão a falhas e paradas não programadas, com os blackouts.

Hoje, não há como saber qual a porcentagem da energia consumida em uma residência que foi gerada numa determinada hidrelétrica, ou qual a percentagem do consumo de energia elétrica com a geladeira e freezer, com a finalidade de conservar os alimentos e qual a percentagem do consumo relacionado ao uso dos chuveiros elétricos em uma residência.

Mais que controle e monitoramento, as redes inteligentes irão permitir o uso inteligente e potencial da energia elétrica, além dos limites hoje impostos pelas informações descentralizadas ou não rastreáveis ainda. Por isso, as smartgrids representam economia, tecnologia e evolução.

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s