Por que um fator de potência baixo está relacionado com quedas (afundamento) de tensão?

O fator de potência é a relação entre a potência ativa, que é convertida em trabalho pelo equipamento elétrico (um motor, por exemplo), e a potência aparente, a potência total do equipamento (ativa + reativa; esta última, reativa, é a potência não conversível em trabalho, que fica armazenada no equipamento sob a forma de campo elétrico ou magnético, essencial para seu funcionamento). Isso implica dizer que quanto maior for o fator de potência (mais próximo do valor unitário), menores são as perdas em potência reativa, e consequentemente, uma quantidade cada vez maior da potência total é de fato convertida em trabalho.

Quando ocorre a partida de um motor elétrico, por exemplo, observa-se um afundamento de tensão no sistema elétrico de potência. Isso ocorre porque a corrente de partida destes equipamentos está na faixa de 8 a 10 vezes a corrente nominal, e como a potência dele não varia, a tensão deve “cair” para manter esta relação constante, na partida.

A queda de tensão, portanto, de uma forma geral, está relacionada com alguns fatores: um deles é o pico da corrente na partida dos equipamentos, como já foi discutido, que implica num afundamento de tensão; outro ponto está diretamente relacionado com a distância entre a fonte de alimentação e a carga; e um terceiro ponto está relacionado com o torque da máquina motriz, diretamente proporcional ao quadrado da tensão. Isso significa que quanto maiores as perdas (quedas de tensão), menor a tensão nominal da máquina motriz, e por conseguinte, menor o torque do equipamento (relacionado com o fluxo magnético no interior do equipamento); este torque precisa alcançar um valor mínimo para vencer a inércia do equipamento, caso contrário, a potência aparente passa a ter uma maior parcela de potência reativa, fornecendo pouca potência últil (ativa), e por conseguinte, contribuindo para um menor fator de potência da instalação.

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Elen disse:

    Gostei deste post. Muito explicativo. Valeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s