Transformadores a óleo x Transformadores a seco

Comparativo entre transformadores a óleo e a seco

Segurança e Confiabilidade

Em termos de segurança, o transformador a óleo possui maior suscetibilidade a falhas, principalmente oferecendo perigo de explosão. Devido ao próprio funcionamento do transformador, o óleo isolante passa a conter alta concentração de gases dissolvidos, que se expandem rapidamente pelo corpo interno do transformador. Devido à presença do fluxo magnético dada a passagem de corrente elétrica, há a presença de calor dissipado pelo equipamento, e portanto, o perigo de explosão destes gases.

Custos

Para a o transformador a óleo, são gerados gastos com projeto, construção e montagem de alvenaria para compartimento separado por paredes corta-fogo, de bacia de contenção de óleo, de estruturas que permitam a coleta de eventuais vazamentos, com a construção de poço de contenção coletivo e com manutenção do equipamento.

Há ainda uma determinação para antes de aquisição/opção por transformadores a seco, proceder com um estudo de viabilidade técnica e econômica a fim de comprovar que o custo dos mesmos, incluindo custos de aquisição, instalação, manutenção e operação (perdas devido à eficiência) é inferior que a economia gerada pela redução de obras para atendimento a requisitos contra fuga de óleo isolante e paredes corta-fogo for inferior ao custo do transformador com óleo isolante (vegetal ou mineral), justificando sua aplicação.

Além disso, se a escolha for por transformadores a seco, este deve possuir invólucro com grau de proteção IP23, sendo que na face frontal, deve ser completamente fechado (IP-23 somente nas outras 3 faces).

Nível de ruído

Devido ao nível de ruído dos transformadores a seco superior aos transformadores a óleo, na especificação dos transformadores em 13,8 / 2,4 kV, é recomendado (boa prática de Engenharia) constar o nível máximo de ruído aceitável comprovado por relatório de ensaio de tipo, conforme item 6.6.4 da ABNT NBR 10295:2010. O relatório de ensaio deve ser emitido por laboratório reconhecido pelo INMETRO ou independente de âmbito internacional.

 

Impactos ao meio ambiente

Os transformadores a óleo apresentam perigo de vazamento de óleo isolante para o meio ambiente, gerando passivos ambientais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s