Página Inicial > Artigos Técnicos > Megômetro ou terrômetro para medições em sistemas de aterramento?

Megômetro ou terrômetro para medições em sistemas de aterramento?

Não é incomum encontrar o termo megger em artigos e manuais, sendo utilizado tanto para o que chamamos de megômetro (um medidor de resistência de isolação da ordem de mega ohms), como  de terrômetro (earth megger – um medidor de resistência de aterramento). A propósito, no livro de Geraldo Kindermann, uma referência em Engenharia Elétrica, intitulado “Aterramento Elétrico”, 3.a edição, pág. 164, ele diz que:

O termo “Megger” é uma marca registrada de um fabricante de aparelhos de medição.

É certo que são instrumentos com funções diferentes e bem definidas, e que o terrômetro é específico para medições em sistemas de aterramento, mas quanto ao princípio de funcionamento dos instrumentos, para o megômetro, existe um sistema composto basicamente por um gerador cc, duas bobinas móveis cruzadas e um regulador de tensão. Caso se deseje medir a resistência de isolamento de um motor, por exemplo, elege-se a tensão para medição (cuja estabilidade o regulador de tensão do megômetro é responsável por garantir), que é enviada aos terminais do equipamento. Estando o motor desconectado (condição necessária para medição da resistência de isolação), a tensão é aplicada no enrolamento do motor, através do qual circulará uma corrente elétrica. No interior do megômetro esta corrente gerará um campo magnético que será responsável pela deflexão de um ponteiro ajustado numa bobina móvel (para o instrumento analógico).

No caso do terrômetro, de uma forma bem simplificada, para medição de resistência de aterramento pelo método de Wenner (NBR 7117), utiliza-se uma configuração de quatro eletrodos igualmente espaçados, cravados no solo a uma mesma profundidade; então é injetada uma intensidade de corrente elétrica, a qual passa pela primeira e última haste; então, por ação do campo eletromagnético, é induzida uma corrente elétrica nas duas hastes centrais, em relação às quais surge uma diferença de potencial cuja impedância pode ser obtida. É claro que várias circunstâncias irão influenciar nos resultados obtidos, entre eles: umidade, clima, resistividade do solo…

Bem, comparando os modelos de megômetro digital MEGABRAS, modelo MD5060e e do terrômetro digital MEGABRAS, modelo MTD-20KWe, verificamos o alcance (amplitude de medição) de 5 Tohms e 20 kohms, respectivamente. De fato este alcance diferenciado é justificado pelos resultados práticos encontrados; para o megômetro, para a medição de isolação de condutores e bobinados, é comum obter valores da ordem de milhões de ohms, enquanto para o terrômetro, é comum obter valores de resistência de aterramento da ordem de dezenas ou até centenas de ohms.Ainda consultando o manual de instruções do Megômetro Digital Minipa, modelo MI-2700, encontramos a seguinte recomendação de segurança:

“Não efetue medições em campo nem em sistemas de aterramento, durante períodos de previsão de relâmpagos, nas áreas que cercam a estação a ser medida ou na rede de energia conectadas às estações a serem medidas. Caso algum relâmpago ocorra, pare a medição e isole qualquer ponta de prova temporariamente instalada no circuito.”

Logicamente esta instrução visa orientar o operador a evitar o choque elétrico pela passagem de corrente oriunda de uma descarga atmosférica, mas nas entrelinhas existe uma indicação indireta de que o equipamento é utilizado para medições em sistemas de aterramento (sendo ou não concebido especificamente para este fim).

About these ads
CategoriasArtigos Técnicos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 87 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: