Tabela de cabos e eletrodutos

Pessoal,

Estou disponibilizando para vocês uma planilha de cabos e eletrodutos. O objetivo é exclusivamente calcular com segurança a ocupação máxima de eletrodutos, a depender do tipo de cabo e eletroduto utilizado.

Tabela cabos e eletrodutos

Como utilizar a planilha

1. A primeira dica é que a planilha está bloqueada para edição, e os campos não bloqueados são justamente aqueles onde você precisa entrar com um valor numérico para calcular a taxa de ocupação. É na aba “CONDUTOR POR ELETRODUTO”.
2. Leia os “Critérios de Projeto” antes de fazer o dimensionamento. Foram escritos com base na NBR ABNT 5410.
3. Foram cadastrados para fins de cálculo, 5 tipos de eletroduto: pesado galvanizado, alumínio Sch 40, aço inoxidável Sch 40 tipos 304 e 316, aço carbono e pvc. A seção transversal tomada destes eletrodutos foi do fornecedor Carbinox.
4. Foram cadastrados para fins de cálculo, 2 tipos básicos de cabos, o Eprotenax (unipolar) e Sintenax (tripolar) da Prysmian, isolação 0,6/1 kV, nas seções: 1,5; 2,5; 4,0; 6,0; 10,0; 16,0 e 25,0 mm².
5. Na tabela disponível “CONDUTOR POR ELETRODUTO”, primeiro você escolherá o tipo de eletroduto. Uma vez escolhido o eletroduto, o próximo passo é escolher se o cabo é unipolar, singelo (Eprotenax) ou multipolar (Sintenax). Se já escolhido o cabo, o próximo passo é informar quantos cabos unipolares ou tripolares passarão pelo eletroduto de bitola x. Você pode começar arbitrando uma bitola, para verificar se a taxa de ocupação é respeitada.
6. Exemplo1: saber qual bitola de eletroduto pesado galvanizado devo utilizar para passar três cabos unipolares de seção 10,0 mm², considerando a taxa de ocupação máxima de 40%.
7. Resolução1: Se os cabos são unipolares, vou escolher o Eprotenax. Vou arbitrar a seção do eletroduto de 1″, portanto, vou colocar na célula I9 da planilha “CONDUTOR POR ELETRODUTO” o valor igual a 3 (pois são três cabos). Ao dar enter, vou perceber que a planilha calculou a taxa de ocupação para todas as bitolas de cabo unipolar. Como só me interessa a de 10 mm², vejo na célula F9 que a taxa de ocupação é de 19%. Portanto, posso diminuir para a bitola imediatamente inferior o eletroduto. Sendo assim, coloco na célula I8 o valor igual a 3, para verificar a taxa de ocupação do eletroduto de 3/4″ para três cabos singelos de 10 mm². Ao dar enter, verifico na célula F8 que a taxa de ocupação é de 31%. Portanto, vou utilizar a bitola do eletroduto de 3/4″.
8. Exemplo 2: Refazer o cálculo anterior se ao invés de três condutores unipolares de 10,0 mm², eu utilizar um cabo tripolar de 10,0 mm².
9. Resolução 2: Se os cabos são tripolares, vou escolher o Sintenax. Vou arbitrar a seção do eletroduto de 1″, portanto, vou colocar na célula Q9 da planilha “CONDUTOR POR ELETRODUTO” o valor igual a 1 (pois é um cabo com três condutores – tripolar). Ao dar enter, vou perceber que a planilha calculou a taxa de ocupação para todas as bitolas de cabo tripolar. Como só me interessa a de 10 mm², vejo na célula N9 que a taxa de ocupação é de 27%. Portanto, posso diminuir para a bitola imediatamente inferior o eletroduto. Sendo assim, coloco na célula Q8 o valor igual a 1, para verificar a taxa de ocupação do eletroduto de 3/4″ para um cabo tripolar de 10 mm². Ao dar enter, verifico na célula Q8 que a taxa de ocupação é de 42%. Portanto, volto à bitola anterior, de 1″.

Para eletrodutos flexíveis:

Pesquise pela tabela de eletrodutos flexíveis que você habitualmente usa (Tigre, por exemplo) para obter os valores de diâmetro e calcule diretamente através das equações a seguir:

Equação 1:

S = π. D^2 / 4

Em que:

S = Seção transversal do condutor;

D = Diâmetro externo do condutor.

Equação 2:

A=100% . S / 31%

Para uma taxa de ocupação máxima de eletrodutos de 31%.

Em que:

S = Seção transversal do condutor (mm²);

A = Seção transversal do condutor máxima para ocupação de 31% do eletroduto (mm²).

Equação 3:

Di = √(4nA/π)

Em que:

 

Di = Diâmetro interno do eletroduto dimensionado;

n = Número de condutores passantes por eletroduto;

A = Seção transversal do condutor máxima para ocupação de 31% do eletroduto.

 

 

About these ads
  1. José Antônio
    outubro 26, 2011 às 6:25 pm

    Bacana este cálculo, vai ajudar bastante.

    Obrigado.

    José Antônio

  2. Renata
    junho 24, 2012 às 12:56 pm

    ótima tabela.
    Ajudou muito

    Obrigada!!!!

  3. junior
    março 9, 2013 às 11:56 pm

    otima vai me ajudar muto nos calculos futuros muito obrigado.

  4. Ítalo Rodrigues
    abril 2, 2013 às 3:26 pm

    Planilha muito boa… Ajudou muito. Parabéns e obrigado.

  5. Renato Vieira
    agosto 29, 2013 às 8:04 pm

    Parabéns, ótima tabela obrigado.

  6. JOÃO BATISTA SIMÕES MARQUES
    julho 10, 2014 às 2:21 pm

    EXCELENTE FERRAMENTA

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 80 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: