Página Inicial > Sem categoria > O que é tensão de linha e de fase? Por que a tensão de fase da minha casa é 127 V e a de linha é 220 V?

O que é tensão de linha e de fase? Por que a tensão de fase da minha casa é 127 V e a de linha é 220 V?

A tensão instantânea refere-se ao valor da tensão em determinado instante de tempo, que é diferente do conceito de tensão média (média aritmética de valores de tensão medidos em certos instantes de tempo), que também difere da tensão máxima (valor de amplitude máxima da tensão num dado intervalo de tempo. Sendo assim, as tensões de linha e de fase são chamadas RMS (do inglês Root Mean Square ou Raiz Média Quadrática) ou valor eficaz.Um valor de tensão eficaz, alternada, consiste no valor tensão contínua que dissiparia a mesma potência num valor de resistência R, e é bastante útil para trabalharmos com grandezas alternadas no dia a dia.

Sistemas elétricos monofásicos são aqueles que possuem as grandezas de tensão e corrente em fase (apenas uma fase), o que implica dizer que se os valores em módulo (intensidades) de corrente e tensão por fase são iguais, como a fase é a mesma, os fasores tensão (por fase) e corrente (por fase) são iguais.

Num sistema elétrico monofásico a três fios, por exemplo, num esquema de ligação tal que apresente o neutro (ligação estrela), vão existir três terminais, digamos, a, b e n (neutro). Se este sistema é monofásico e simétrico, então há simetria, linearidade ou equivalência entre as fases a e b, e como a fase é a mesma, pode-se dizer que as tensões de fase são iguais. Neste caso, as tensões de fase possuem a mesma referência n (neutro), e por isso, esta tensão é também chamada tensão fase-neutro.

A tensão de linha, então, é aquela medida de uma tensão (de fase) em referência a outra tensão de fase, também chamada de tensão fase-fase.

Num sistema trifásico temos três tensões fase-neutro e três tensões de linha ou fase-fase, que estão diretamente relacionadas, a depender do esquema de ligação adotado. Neste tipo de sistema, as tensões de fase estão defasadas entre si de 120°.

A seguir, apresentamos a relação entre tensões de fase e de linha, no caso da existência da referência do neutro (ligação estrela). Na ligação triângulo ou delta, não há neutro, e portanto, as tensões de linha e de fase são iguais em módulo.

Sendo b e c tensões de fase e a tensão de linha e ainda, pela Lei dos Cossenos,

a² = b² + c² – 2.b.c.cos(Â)

Vlinha² = 2.Vfase² – 2.Vfase². cos(120°)

Vlinha² = 2.Vfase² – 2.Vfase². (-0.5)

Vlinha² = 2.Vfase² + Vfase²

Vlinha = Raiz (3).Vfase

About these ads
CategoriasSem categoria
  1. Luís Henrique Stilpen
    outubro 30, 2013 às 12:47 am

    Muito bom!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 88 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: